Tipos de papel

Papéis para impressão gráfica

Características

Cada tipo de papel possui suas próprias características de textura, composição e aspectos que podem e devem ser usados em favor da otimização na hora de produzir o seu material impresso. Atualmente, existem infinitas variedades de papel. A escolha deve ser de acordo com a sua peça gráfica e criatividade.

Conheça alguns tipos de papeis para impressão gráfica

É um tipo de papel resistente, mais caro, mas amassa facilmente dependendo da gramatura. Graças a textura lisa e delicada, possui uma ótima qualidade de impressão. Uma característica do couchê brilho é que nas áreas que serão impressas (que terá tinta de impressão) possuam um brilho acetinado em ambas faces. Já o couchê fosco possui menos brilho, maior tempo de secagem da tinta e é mais barato que o brilho. Sua gramatura é bastante abrangente, mas trabalha basicamente com 04 gramaturas: 90, 120, 150 e 250 gramas. Aplicações:
Cartão de Visita; Folders; Flyers; Panfletos em geral; Tags; Encartes de Supermercados; Cartazes e outros. • Por apresentar ótimas características de nivelamento superficial, é empregado na reprodução de trabalhos de elevada qualidade. Garante cores vivas e definidas na impressão.
É bastante usado em revistas e publicações especiais.
Mais conhecido como papelão, é um tipo de papel composto por 2 camadas de papel, sendo a primeira de branca, acetinada e lisa e a segunda camada com uma pasta não branqueada (por isso o papel fica com essa cor) O verso do papel permite melhor qualidade e produtividade na hora da impressão. A gramatura do papel Duplex é 250 gramas e 300 gramas. Utilização: Calendário de Parede; Sacolas; Caixas; Embalagens em geral.
É o Papel mais utilizado, e como possui bastante cola na sua composição, ele tem superfície uniforme. Bastante branqueado, encorpado e possui textura fosca e resistente a ação da umidade, o que é de extrema importância. De baixo custo, possui alta qualidade, oferece grande nitidez, cores vivas e intensas nas áreas impressas. A gramatura varia de 56 gramas a 240 gramas. Utilização: Cartões de visitas, cardápios, currículos, embalagens, convites, cartazes, Receituário; Papel Timbrado; Miolo de Livros; Miolo de Revistas em Geral; Folhetos; etc.
Possui bastante resistência e tem a superfície mais lisa do mercado, o que faz dele um papel muito procurado e com altíssima qualidade. Possui um semi brilho, e tanto a frente e quanto o verso do papel é branco. Aceita todos os recursos gráficos e geralmente é usado nesse papel um acabamento gráfico especial (verniz U.V ou verniz fosco), para dar mais brilho e durabilidade. A gramatura deste papel é de 250 gramas e de 300 gramas. Utilização: Cartão de Visita; Imã; Folhinha; Calendário Bolso; Calendário Mesa; Marcador de Páginas e outros
Papel de superfície lisa, totalmente reciclado, possui excelente qualidade de impressão. Ideal para diferenciar os trabalhos por possuir textura única e ser reciclado. Sua gramatura varia de 90 e 240 gramas. Utilização: Cartão de Visita; Folder; Flyers; Receituário; Papel Timbrado; Tags; Pastas; Cartazes e outros.